terça-feira, novembro 17, 2009

Inevitavel

Tenho um livro na prateleira que nunca antes tinha lido.

Não é meu! Foi oferecido ao meu primo e, há uns tempos, ele emprestou-me para ler. Trouxe-o para casa mas nunca tinha pegado nele.

O livro chama-se "Inevitável" e o autor é A. Jorge Oliveira.


Já estava deitada, pronta para apagar a luz, quando decidi pegar neste livro que nunca tinha despertado a minha curiosidade.

Começo a ler a capa de trás... E tudo faz sentido! Impressionante como decidi le-lo agora!


"(...)

Sinto que vou conseguir dormir em paz hoje. Amanha espera-me outro dia. Talvez vá visitar outras ruas ou descer um pouco mais até ao mar. Sabe bem sentir curiosidade novamente. Apetece-me rever tudo, menos as pessoas. Não que sobrem muitas das que me irritavam, mas ainda assim, rostos familiares são mais desagradaveis do que lugares familiares. Os lugares são observados e é tudo. Os rostos observam-nos de volta. Por vezes o mais duro é sermos observados através deles por nós mesmos. Ver em nós aquilo que costumam ver, por mais incoerente que seja essa visão. Talvez um olhar seja a semente necessaria para a injustiça germinar, proliferar e contaminar o que nos rodeia. Não importa agora. Tudo o que quero é desabar nesta cama. Pelos vistos o colchão é o memso. Até isso. Era bom dormir aqui. Julgo que ainda será. Sim, continua confortável. Mais ainda do que me lembrava. Estou a ceder. Cansço. Sono. Confusão. Estou mesmo aqui? Mal consigo crer. Não penses, fica quieto. Isso mesmo, estás quase lá. Descansa. Feito.

(...)"


E foi assim. Sem paragrafos, numa confusao de palavras, que alguem escreveu quase tudo o que eu queria dizer.


Cheguei! Ao mesmo lugar, às mesmas pessoas, à mesma rotina. A querer ver, sem ser vista. Ouvir sem falar.

Continua tudo na mesma. Se calhar só eu mudei...

2 comentários:

Antonio Rimaci disse...

É muito bom encontrar algo para ler que já diga exatamente o que queriamos dizer. Melhor ainda quando isso acontece quase que por acidente. Entendo perfeitamente você.

Gostei do teu blog, e cheguei aqui por acaso. Olha ai, acontecendo de novo?! rsrs

Continue.
Um abraço!

Anónimo disse...

Muito obrigado. ;)

A. Jorge Oliveira