quinta-feira, maio 29, 2008

Obrigada Maria!

- Parabéns Vera!
- Obrigada Maria!

Eu tinha uma amiga (ou tenho... não sei bem!). Conhecemo-nos há muito tempo, quando achávamos que já éramos bem crescidinhas por irmos para a primeira classe!

Crescemos juntas desde então... Doze anos diariamente!

A turma misturou-se no quinto ano, mas mantivemo-nos na mesma! A turma dividiu-se na nova escola, no oitavo ano, mas mantivemo-nos na mesma! Entrou muita gente e foram saindo uns quantos, mas nós continuávamos juntas, nas mesma carteira! Mudámo-nos juntas para o Porto, porque queríamos o mesmo curso.

Sempre tivemos os mesmos ideais, os mesmos objectivos. Fazíamos os testes em conjunto e tiramos quase sempre as mesmas notas. Estivemos juntas na revolta contra alguns professores, mas todos sempre gostaram muito de nós :)

Éramos colegas inseparáveis, e completavamo-nos!

Mas éramos, acima de tudo, grandes amigas! Porque sempre partilhamos tudo, mas mantivemos sempre a nossa intimidade! Porque passamos bons bocados as duas. Porque andávamos para todo o lado juntas. Porque éramos uma parte muito importante na vida uma da outra!

Era com ela que eu ia e vinha da escola. Era com ela que estava todo o dia! E nunca me senti a mais na vida dela! Com a família, os amigos, o namorado... Porque éramos melhores amigas!...

Mas a vida tem mesmo destas coisas. E sem sabermos porquê, separamo-nos! Dá-se um telefonema e a resposta não é muito calorosa. Até que não há mais respostas... Algo desapareceu... E eu não sei porquê! Sei que fizemos escolhas erradas, ou certas para cada uma de nós... Sei que toda a gente atravessa fases mais difíceis! Mas por isso é que éramos amigas... Para falarmos, resolvermos, esclarecermos, ajudarmos!

E há meses (anos?) que não falamos... Nem sequer nos vemos... E não sei como seria se nos encontrássemos de novo... Não saberia o que dizer, nem como reagir. Não por vergonha, mas por medo, medo de me magoar. Medo por não saber que reacção ela teria!

Às vezes, dá-me vontade de ligar e saber se está tudo bem! Nem ela imagina as vezes que falo nela... Queria saber da família que sempre me recebeu como se fizesse mesmo parte dela! Queria saber mesmo da Vera... Do curso, dos amores, das chatices e das alegrias, das coisas todas que duas amigas sempre sabem uma da outra, e nós sempre soubemos...

Tenho saudades disso! Senti bem a falta de uma mensagem no meu dia de anos...

Não sei se neste tempo todo, a Vera ainda é a Vera que sempre conheci! Eu sei que eu mudei, a vida muda-me diariamente... Mas sou a mesma :)
Porque tantos anos de amizade marcam muito na vida de uma pessoa, e porque há pessoas que marcam verdadeiramente! Por isto é que te escrevo Vera! Porque tinha ainda ainda tanto para escrever, mas não tenho coragem. Porque vivemos juntas tudo isso e não preciso de te relembrar cada pormenor do que foram todos aqueles anos... ("A menina sabe o que é um pormenor?") Porque estás la praticamente desde as minhas primeiras memórias... Em bons e maus momentos... E acho que nunca te agradeci por isso...
E já não era "Maria" há tanto tempo...

6 comentários:

Anónimo disse...

percebo o que sentes. eu ja outrora tambem fui amigo assim, amado assim, e sem que o tempo diga alguma coisa para ser notado... ja se passam anos sem se saber de ti, amigo ou amiga que nos enchemos juntos de promessas de amizade eterna e que por qualquer coisa faz traços diferentes na nossa vida... a esses amigos, um abraço daqueles...

Pascoal Amaral disse...

Em alma, com certeza que ess abraço ela já recebeu... Agora em corpo, só depende de ti, da tua coragem ou fuga do deixar para amanhã aquilo que poderemos só ter a oportunidade de fazer hoje ;)

Anónimo disse...

Nunca tinha visto o teu blog...

Eu sei bem o que isso é no teu caso, e ate ja cmg tocas-te no assunto... Embora n aceite com naturalidade, penso k isto deve acontecer um bocadinho a todos nos.
É lixado, mesmo, ... e quando acontece o caso de nos passar pela cabeça que talvez tenha-mos dado demais de nos proprios a outra pessoa?... no minimo mto doloroso!

Ass. LongTimeAMIGO :P

Anónimo disse...

sim tità... ás vezes a vida, "leva-nos" as pessoas que mais amamos, a vida é uma constante mudança, sinto e sofro pelas separaçaoes que vim tendo ao longo da minha vida, tu foste uma delas (infelizmente), sinto mt a tua falta, mas a vida não nos quis juntas(pelo menos fisicamente, pk no pensamento, estou junto a ti mts vezes, tu ek nao dás conta).
imagino como seria, se tivessemos continuado juntas.
és a minha tità, apareces-te na minha vida quando td tava a ruir a volta, fost uma força imparavel nas minhas loucuras, nas minhas tolices, nos meus tantos sorrisos a teu lado.
e impossivel esqueecer coisas, os teus aniversarios, as nossas saidas a noite, as aulas :)
eu nao sou a mesma, mudei muito, feliz ou infelizmente, nao sei, mas sinto-me bem assim, por isso creio k seja felizmente, gosteva que conhecesses este novo "eu".
kd diss k gostava de te ver em istanbul cmg nao foi so por simpatia, kero mesmo...
beijo tità

Anónimo disse...

Gostei de Ler este ultimo comment.

Muito bem meninas esse é o caminho! ;)


LongTimeAmigo

Tatiana disse...

Não faço ideia quem será este LongTimeAmigo.
Mas, caro amigo: para quem se destina este post, ainda não me respondeu!
Felizmente, este post tem permitido reviver antigas amizades :)
Obrigada por me leres!
Beijo